Além de possibilitar a identificação da espécie, o aplicativo dá detalhes sobre o inseto quando o usuário tira uma foto dele.
A tecnologia ultimamente tem avançado bastante. Recursos úteis são disponibilizados todos os dias através de aplicativos, e tarefas que antes tomavam muito tempo e talvez nem fossem possíveis, hoje são bem acessíveis. Um recurso peculiar é possível graças ao incrível Picture Insect, um aplicativo que reconhece insetos pela foto, disponível no Google Play e App Store.
Como funciona o Picture Insect
Ao capturar uma imagem de qualquer inseto, o Picture Insect consegue identificar a espécie e dar informações detalhadas sobre o bicho fotografado. Dentre as informações, o aplicativo mostra os efeitos para os humanos e para as plantas, características como aparência, tamanho e cor, além de sua classificação científica. Então se você, por qualquer razão, está buscando informações dessas criaturinhas e quer identificar uma espécie de inseto pela foto, eis o artigo ideal para você!
Você também pode se interessar: 8 fobias estranhas e bizarras que existem (+ extras)
Acessando o aplicativo
Usar o Picture Insect é bem simples. Primeiramente você deve escolher um plano e assinar. É possível usar 7 dias grátis para verificar se a assinatura realmente vale a pena. Assim que selecionar seu plano e estiver tudo certo, você deve abrir a câmera do aplicativo e capturar uma imagem do inseto que deseja verificar informações.
Logo depois, você é redirecionado automaticamente para uma página que mostra os detalhes do inseto, como seu nome científico, características e se é perigoso para o ser humano. O Picture Insect também mostra outras imagens capturadas do mesmo bicho, pois assim há uma validação extra para você verificar se realmente é o inseto que está procurando.
O Picture Insect funciona?
É natural questionar se o aplicativo funciona e por isso trazemos uma pesquisa realizada em 2022 pelo entomologista (cientista dedicado ao estudo de insetos) Morgan Manderfield, que comprovou a alta eficácia do Picture Insect ao identificar espécies de insetos e relacionar com os analisados pelo aplicativo.
“Uma identificação em nível de espécie foi dada pelo Picture Insect 99 de 100 vezes. Isto teve um impacto significativo na taxa geral de utilidade do Picture Insect; aproximadamente sempre que o aplicativo produzia um resultado preciso, também era útil”.
Ao testar a utilidade, obtivemos respostas precisas sobre um inseto que tentamos identificar. O inseto em questão foi identificado pelo Picture Insect como “abelha melífera asiática”, com o nome científico Apis cerana, e logo foram geradas outras imagens capturadas da mesma abelha.
Ao rolar um pouco a tela, vemos outras informações trazidas sobre a abelha. Dentre as diversas, destacamos os efeitos que o inseto causa em humanos e plantas. O aplicativo divide em tópicos os efeitos para os humanos e destaca, em primeiro lugar, o cuidado que as pessoas devem ter, pois o inseto pode mordê-las. Depois, fala sobre a toxicidade desses bichos, que normalmente não possuem toxinas fatais para os seres humanos, já que são “direcionadas para suas presas e predadores”. Por último, o Picture Insect ressalta que o animal age de maneira defensiva quando se sente ameaçado, podendo “morder, picar ou secretar um líquido tóxico”, além de aconselhar os usuários a não mexerem com a abelha melífera asiática.
Os efeitos para as plantas são “fitofágicos” e “polinizadores”, de acordo com o Picture Insect. Fitofágicos pois é normal que esses bichos se alimentem das plantas, mas que pode haver uma anormalidade caso o número de insetos seja maior do que o normal. E, como muitos já sabem, as abelhas são agentes polinizadores, capazes de causar indiretamente a reprodução das plantas.
Outras informações importantes mostradas sobre as abelhas em questão são as descrições e suas prejudicialidades. Na descrição há um foco em como a abelha se comporta na natureza, e na parte que fala se o inseto é prejudicial só repetem o que já foi informado nos efeitos para os seres humanos.
Mesmo mostrando outras fotos, o Picture Insect também descreve as características físicas do inseto. As referências sobre a aparência da abelhas são bem detalhadas e diferenciam até as características dos machos, denominados drones, e das rainhas, as abelhas do sexo feminino responsáveis pela reprodução da espécie.
No final, vemos a classificação científica do inseto. Essa é uma grande sacada do aplicativo, já que essas informações podem auxiliar estudantes e curiosos que estão interessados em fazer algumas pesquisa sobre essas abelhas ou outras espécies.
Margem de erro do aplicativo
Manderfield também ressalta a margem de erro do Picture Insect: “A única ocasião em que o Picture Insect produziu uma identificação superior ao nível de espécie foi para uma foto de pupas Phoridae (Diptera), que o aplicativo reconheceu como pertencentes a Cyclorrhapha, um táxon não classificado dentro da infraordem Muscomorpha.”
Dessa forma, esperamos que você, leitor, use o texto que acabamos de trazer para verificar a funcionalidade do Picture Insect e tirar suas próprias conclusões acerca da utilidade dele para seu interesse. E para se manter antenado e receber outras informações sobre aplicativos peculiares e úteis para o seu dia a dia e ver muito mais sobre o mundo da tecnologia, acompanhe a Cultura Pixel. Assine a nossa Newsletter para receber as novidades pelo e-mail.
Fontes: Picture Insect / MANDERFIELD, Morgan. Seek, Picture Insect, Google Lens: An Analysis of Popular Insect
Identification Apps Using Photos of Realistic Quality. University of Nebraska. Department of Entomology, 2022. Acesso: bit.ly/3zM3Vex