Você também pode tirar uma foto de si mesmo ou de outra pessoa e ver qual a raça de um cachorro ou raça de um gato mais parecida com ela de acordo com os aplicativos.
Recentemente eu estive procurando os aplicativos mais peculiares e interessantes disponíveis para baixar no celular e encontrei o Dog Scanner e o Cat Scanner, ambos desenvolvidos pela Silawu Software. O diferencial desses aplicativos e o que me chamou a atenção neles foi a promessa de identificarem a raça de um cachorro (Dog Scanner) e a raça de um gato (Cat Scanner) apenas escaneando o animal com a câmera do celular. Ambos os aplicativos estão disponíveis para Android e IOS (Apple).
Você também pode se interessar: O aplicativo que reconhece insetos a partir de capturas de imagem
Tanto um quanto o outro também possuem funções animadas, como dizer com qual raça de cachorro/gato se parece mais com você ou outra pessoa. Para isso, é necessário que você também tire uma foto da pessoa pelo aplicativo.
Você também pode colecionar diversas raças de cachorros/gatos e ganhar “guloseimas virtuais”, segundo o site oficial da Siwalu Software. Essa gamificação do app foi uma atualização recente e se assemelha ao jogo Pokemón Go.
Dog Scanner: o aplicativo que identifica a raça de um cachorro
Após baixar o Dog Scanner e ter um primeiro contato com ele, me animei ao perceber que é possível utilizar o aplicativo gratuitamente, apesar de existir um plano que oferece alguns benefícios. No entanto, assim que tirei a foto não obtive o resultado que esperava. A raça do meu cachorro é Pinscher, e o aplicativo simplesmente definiu a raça dele como “mista”. Nas informações, pude ver a porcentagem de cada raça que o Dog Scanner identificou como as que meu cachorro faz parte. Em poucas fotos que tirei apareceu “Pinscher” como raça dominante, e outras vezes nem apareceu como uma das raças.
A segunda técnica que usei para verificar a eficiência do outro aplicativo da Siwalu Software foi capturar a foto de um animal disponível em bancos de dados. Mesmo assim, a raça do cachorro em questão também foi denominada pelo Dog Scanner como “mista”, sendo que também era um Pinscher. Dentre as raças listadas, Pinscher só apareceu como a segunda raça dominante (24,3%), vindo depois de “Pequeno cão russo” (27,7%). “Black and tan toy terrier” apareceu em terceiro (23,8%).
Por mais que sejam raças com características parecidas, senti falta de uma assertividade do aplicativo. Dessa forma, achei a suposta função primordial do aplicativo falha, pois a qualidade das imagens que tirei foram aceitáveis para identificar a raça dos cachorros, mas no meu caso, o Dog Scanner infelizmente não cumpriu o que prometeu. A única coisa que gostei no aplicativo foi a ideia de verificar qual raça lembra o rosto de uma pessoa, já que não há compromisso com veracidade dos dados, tornando-o divertido e descontraído.
Cat Scanner: o aplicativo que identifica a raça de um gato
Também testei o Cat Scanner, mesmo não tendo gato. Utilizei da mesma técnica usada acima de tirar a foto de outra foto de um animal. A raça no gato capturado foi “Gato manês” e, para minha surpresa, o Cat Scanner acertou a raça com 99% de segurança.
Como os aplicativos são do mesmo desenvolvedor, realmente não entendi o motivo de serem incertos ao dizer qual a raça dos cachorros e foram assertivos no caso do gato. Acabei escaneando a foto de uma raça diferente para ver o resultado dado pelo Cat Scanner. A raça do gato escolhido foi “Sphynx” e, mais uma vez, o aplicativo acertou com 99% de certeza a raça correta.
Conclusão sobre os aplicativos Dog Scanner e Cat Scanner
Ao experienciar esses aplicativos, pude notar que há uma distorção nos resultados de um para outro. Isso pode ser explicado pelo fato de que existe uma quantidade maior de raças mistas nos cachorros do que em gato e que, consequentemente, o Cat Scanner terá uma taxa de assertividade maior do que o Dog Scanner.
Entretando, é imprescindível ressaltar que isso deveria ser um ponto para os desenvolvedores dos aplicativos fazerem uma revisão e melhorar de alguma forma a acurácia do Dog Scanner. E outra coisa que me deixou com uma “pulga atrás da orelha” foi a margem de erro de 1% nos dois resultados dados pelo Cat Scanner, que me parece até uma forma deles mostrarem que nunca estarão totalmente certos da real raça dos animais.
Isso é reforçado com a renúncia de responsabilidade do app no site oficial da Siwalu Software: “Esta aplicação não pode transformar o seu smartphone numa nave espacial louca, podendo extrair o sangue do seu [animal] com um laser mágico. A aplicação dá previsões educadas com base no que vê. Em média, essas previsões são bastante precisas”.
E complementam: “No entanto, é óbvio que o resultado só pode ser tão bom como a imagem/vídeo que você fornece à aplicação. Além disso, é impossível que cada [animal] seja detectado correctamente. As pessoas tendem a levar isso a peito, se o seu próprio [animal] amado não for correctamente previsto. Se você der uma chance à aplicação em primeiro lugar, você verá que seu desempenho geral é bastante decente. Em vez de ter de pagar muito dinheiro por um teste de ADN, está a receber esta aplicação de graça. Aproveite!”
A partir desse post, nós esperamos que você, leitor, tenha acesso a uma opinião que te ajude a ficar por dentro da eficácia dos aplicativos analisados. De qualquer forma, não há nenhuma comprovação de tal eficácia ou falta dela, isto é apenas um relato da minha experiência como um usuário do Dog Scanner e Cat Scanner.
E para se manter antenado e receber outras informações sobre aplicativos peculiares e úteis para o seu dia a dia e ver muito mais sobre o mundo da tecnologia, acompanhe a Cultura Pixel. Assine a nossa Newsletter para receber as novidades pelo e-mail.
Fonte: Siwalu Software