Escolher as fontes certas e ter uma biblioteca delas é um passo importante para boas apresentações e manutenção da identidade de um material. Neste post separamos algumas fontes gratuitas com uso comercial que ajudam a gerar impacto em suas apresentações
Se você é alguém que está buscando melhorar as apresentações do seu trabalho (ou mesmo um designer em busca de referências), torná-lo mais impactante, além de ter uma boa legibilidade para transmitir mensagens de forma eficaz, mas está sem grana para comprar fontes exclusivas (o que a propósito pode sair ser bem salgado), organizamos 5 boas fontes comerciais gratuitas (isto é, com uso liberado pra comerciar) modernas, gratuitas que podem ser encontradas no Google Fonts pra otimizar seu tempo de busca e causar impacto, sem perder a qualidade.
Até porque uma coisa que pode incomodar bastante são fontes que a primeira vista parecem legais, mas quando baixamos para usá-las estão incompletas para um uso mais abrangente, isto é, não possui uma variedade grande em sua família, nem caracteres especiais como acentos ou glifos, o que pode acabar sendo bem frustrante e fazendo com que a gente recorra a alternativas ou mesmo desistir de usá-las, o que consome tempo quando o prazo de entrega está logo ali.
Lembrando que justamente por estarem presentes no google fonts, estas fontes podem ser conhecidas por muitos designers, mas pra pessoas que não trabalham na área, com certeza elas são uma boa pedida. Recomendamos sempre salvar as fontes que são usadas e montar uma biblioteca com os nomes delas ou numa pasta, assim você sempre as terá em mão quando precisar e caso seu trabalho precise ter várias partes ou outros materiais com a mesma identidade, você conseguirá manter um trabalho mais consistente.
1. Raleway
Raleway é, pessoalmente, umas das minhas fontes favoritas para grandes títulos e textos. Ela foi desenvolvida pelo design americano Matt McInerney e tecnicamente é uma fonte sans-serif (ou seja, não possui serifas, que são alguns ornamentos, ou “pontinhas” nas extremidades das letras). É uma fonte elegante, projetada inicialmente como uma fonte de exibição com peso único, mas que acabou ganhando uma família grande com bastante variedade.
Ela se destaca por suas linhas finas e aparência sofisticada, limpa e moderna pode ser utilizada para textos grandes como títulos e pequenos como textos corridos, embora o seu uso para textos muito longos (como diagramações de livro) não seja tão recomendável, pois pode acabar gerando um cansaço visual devido à sensação de entrelaçamento visual de suas letras (algo facilmente perceptível pela letra “W”). Estas características também a tornam ideal para ser usada no universo da moda e design.
2. Montserrat
A Montserrat é também uma fonte sans-serif, assim como a maior parte das fontes que irei apresentar aqui. Ela definitivamente é uma fonte elegante, além de trazer um ar de modernidade e design minimalista.
Inspirada nos letreiros tradicionais do bairro de Montserrat em Buenos Aires, sua designer, Julieta Ulanovsky (em colaboração com outros designers), a projetou para que ela fosse limpa, geométrica e se destacasse em qualquer apresentação. Por conta desses detalhes, ela possui uma boa legibilidade tanto em tamanhos pequenos ou grandes. E a variedade em sua família também permite que ela seja usada em alguns casos de textos corridos sem maiores problemas, principalmente se for de apresentação.
3. Lato
A Lato também é uma fonte sans-serif, desenhada pelo designer polonês Łukasz Dziedzic, porém com um pegada mais humanista, isto quer dizer que em certa medida reproduz os traços humanos na tentativa de dar naturalidade para ela, então é possível observar algumas formas curvadas mais acentuadas e delicadas em seu design, algo que não é tão forte na Montserrat.
Sua forma mais arredondada transmite uma ideia amigável, e combinado com uma estrutura mais robusta, ela se torna ideal para apresentações profissionais, além da variedade de sua família também permitir seu uso em texto corrido de forma mais extensiva, em outras palavras é uma fonte bastante versátil para qualquer material que adote uma linha mais moderna.
4. Playfair Display
A Playfair Display é a única fonte com serifa (ou tecnicamente serifada) da lista e decidimos inseri-la por três motivos: o primeiro para variar a lista trazendo algo diferente; o segundo: porque acreditamos que ela possui um poder de impacto visual muito grande, combinado com um alto nível de elegância, sofisticação e tradição; e terceiro porque ela combina perfeitamente com fontes não serifadas, fazendo um par perfeito e dando um toque de variação e “complexidade” para identidade do seu trabalho.
Projetada por Claus Eggers Sørensen, ela herda um classicismo inspirado nos tipos de letra usados no século XVIII e serve para quase qualquer tipo apresentação, porém é claramente mais indicada para materiais que querem resgatar algum tipo de tradição, como moda e apresentações histórias, além de ser boa para o design editorial, incluindo suas citações.
5. Oswald
Por fim, mas não menos importante, apresentamos a Oswald, que também possui um design sans-serif, porém diferente das demais esta é a fonte mais pesada da lista, um estilo que se aproxima um pouco mais da famosa Impact, mas que evitamos trazer aqui, só que de longe a torna ruim, pois, apesar de seu design condensado e robusto, ela possui traços bem sutis de humanização. Fatores combinados que a tornam ideal para criar impacto visual em apresentações.
Projetada por Vernon Adams (em colaboração com outros designers) seu peso contribui para uma alta legibilidade, mesmo quando utilizada em tamanhos menores, perfeita para títulos fortes e cabeçalhos, destaques e bullets (ou simplesmente “pontos”, um glifo utilizado para listar itens). Seu uso cai muito bem em temas de “tecnologia” e “negócios”. Da lista, é a única fonte que não recomendamos fortemente seu uso para textos corridos, ainda que sejam pequenos, pois a legibilidade é bastante prejudicada devido ao seu peso.
Em linhas gerais
E aí, o que achou da seleção, gostou de ter conhecido mais sobre elas? Esperamos que seja bastante útil em seus projetos! E não esqueça da dica que demos anteriormente, manter bons designs depende de uma consistência visual, saber impactar não é somente usar fontes em tamanhos grandes, e saber os motivos pelos quais se está fazendo isso, e as fontes podem comunicar de uma forma bem coerente com a narrativa do material quando uma boa seleção é feita.
Salve elas, juntamente com as dicas e evite perder tempo sempre procurando por fontes diferentes, pois apesar de serem 5 fontes, a variedade em suas famílias tipográficas permite criar uma gama grande de combinações que possuem boas chances de ficarem harmoniosas, tudo isto de forma gratuita. Ah, vale lembrar que no google fonts é possível observar toda a sua família, além de fazer combinações e ver os glifos disponíveis.
Fontes: Google Fonts
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