O grid é uma ferramenta do design fundamental para organização visual e harmonia dos elementos presentes em tela. Entenda de vez sua importância com exemplos ilustrativos!
Tá bom, então você é um designer e quer melhorar a composição das suas peças gráficas, ou é um entusiasta e está precisando melhorar a apresentação dos seus trabalhos e sente que talvez falte aquela organização visual. Entenda que um dos elementos fundamentais para atingir esse objetivo em um projeto se encontra no grid.
O que é um grid?
Em primeiro lugar, o que é grid? O grid no design gráfico é utilizado para se referir à uma estrutura invisível composta por linhas que formam grades ou blocos e ajudam a arranjar o conteúdo em uma composição (seja ela de texto, imagem ou ambas, e em qualquer mídia que seja) de forma coerente e ordenada. Essa organização é o que causa uma sensação de harmonia, justamente essa que pode estar faltando no seu trabalho. Parece complicado, mas não é, confira essa imagem que ilustra melhor como o grid se parece.
A importância do Grid
Muito se discute sobre a melhor forma de usar o grid, seguindo a risca suas linhas ou criando variações para um mesmo design, há até mesmo aqueles que sequer usam, e vão pela intuição, mas fato é que o estudo dele revela técnicas que ajudam a compor melhores designs. Então, neste artigo, vamos explorar a sua importância para as composições gráficas, ver para que serve o grid, benefícios e aplicações, ao final dele, você certamente entenderá a porque e a importância do grid.
Para a estrutura e coerência
O grid ajuda a organizar elementos visuais de maneira sistemática, sejam eles texto, imagens, gráficos ou o conjuntos de todos em um material. Essa sistematização gera um layout consistente por toda peça e sua aplicação não se restringe à nenhum tipo específico de peça, uma vez criada e entendida, pode ser aplicada em revistas, sites, cartazes, logotipos e por aí vai. Veja as duas imagens abaixo.
Nos exemplos acima, vemos que a imagem à direita, que possui um grid aplicado, têm os elementos da coluna de texto organizados e alinhados à imagem, fazendo com que sua leitura seja agradável e até previsível (no sentido que de sabemos onde o texto começa e termina). É muito diferente da imagem à esquerda não? que soa caótica e desagradável.
Para o alinhamento e equilíbrio
Até aqui já deve ter ficado claro que o grid causa uma impressão diferente só de aplicá-lo, mas vamos entender melhor esse funcionamento com o alinhamento, um dos princípios de design gráfico que ajuda na harmonia. É através do grid, ou com o auxílio dele que esse princípio é atingido de maneira mais precisa, embora possa ser muitas vezes entendido de maneira intuitiva, ter consciência de seu uso, permite aplicações melhores e mais versáveis. com ele, há uma sensação de ordem que facilita a navegação visual.
O grid também ajuda a conter o uso desbalanceado de elementos que “pesem” mais um lado do que outro em uma peça, isto é, gera um equilíbrio visual, a sensação de que os elementos foram distribuídos de forma equivalente, embora analisar os elementos em si que será colocado no design e entender seu peso ajude a manter esse equilíbrio. Veja na imagem abaixo, essas duas características sendo expressas na composição.
Para flexibilidade e criatividade
Aqui entra uma questão bastante debatida por designers e entusiastas e toca no ponto que falamos anteriormente, normalmente quando se fala em grid, se pensa em algo sistemático e rígido, mas a verdade é que o grid é uma ferramenta, e como tal pode ser manipulada ao seu favor. O grid não precisa ser rígido, seguir o mesmo padrão do início ao fim, determinando o tipo de elemento que vai ou não em um projeto.
Ele pode ser ajustado, conforme a necessidade para criar layouts dinâmicos e interessantes, da mesma forma que se bem planejado, pode ter seus elementos rearranjados pra continuar respeitando o grid projetado, e aí entra o fator criatividade para criar da maneira que quiser, usando o grid para manter a harmonia. Entenda melhor com os exemplos abaixo:
Para eficiência e produtividade
É possível inferir que a sistematização proporcionada pelo grid também é capaz de gerar eficiência e produtividade, pois com uma estrutura pré-estabelecida, é possível tomar decisões mais rapidamente sobre posicionamentos e dimensões, melhorando a eficiência. Por exemplo, na prática, um grid pode ser estabelecido para o design de uma revista e ser seguido por toda a equipe, da mesma forma, ser estabelecido para um projeto e aplicado em seus diferentes materiais, como banners, cartões de visita, embalagens e outras peças que precisem seguir a mesma identidade, ajudando a manter a produtividade.
Concluindo: o poder do grid
Interessante como uma ferramenta supostamente simples tem um impacto tão grande não é? O tema pode ser explorado de diversas formas. Você sabia, por exemplo, que sites são estruturados com uma base muito forte em grid, para ajudá-lo a tornar ele mais responsivo (adaptar o site em diferentes telas), algo fundamental hoje uma vez que a maior parte das pessoas consomem conteúdo no celular.
Com isso, é possível perceber a importância do uso de grids para criação dos materiais gráficos, seja em níveis e aplicações mais profundas por um designer especialista, ou por entusiastas que precisam preparar apresentações mais organizadas. Pois veja bem, em um mundo visualmente saturado, a aplicação eficaz de grids pode fazer a diferença entre um design confuso e um que comunica a mensagem de forma clara e impactante.
Acompanhe a Cultura Pixel e aprofunde seus conhecimento em design, além de receber novidades da área. Aproveite para assinar a nossa Newsletter e receber as novidades pelo e-mail. Estamos também no instagram: cultura.pixel